top of page

Sprint News 3/23: As águas de março abrindo a temporada

  • Foto do escritor: Beatriz Barbosa
    Beatriz Barbosa
  • 7 de abr. de 2023
  • 5 min de leitura

A temporada de 2023 começou com muita ação nas pistas, novos locais de corridas e grids ansiosos para mostrarem seus talentos. Novos pilotos, novo combustível e muita expectativa para o novo ano. Na Fórmula 2, um grid repleto de bons nomes que chegam com a sede de se consagrar e, principalmente, despertar o interesse das equipes da Fórmula 1. Na Fórmula 3, a expectativa fica em torno das surpresas que o novo grid pode proporcionar, mas uma coisa é certa: teremos muitas emoções ao longo de 2023.

E para começar a ambientação com a nova temporada, comecemos falando sobre os testes de pré-temporada, mas para além disso, nesta edição do sprint News também abordaremos os novos patrocinadores e o novo combustível implementado nas categorias.



Oliver Bearman durante a pré-temporada no Bahein. Foto/ reprodução
Oliver Bearman durante a pré-temporada no Bahein. Foto/ reprodução


Testes de pré-temporada da Fórmula 2


A Fórmula 2 realizou três dias de testes na pista do Bahrein. Assim como ocorre na Fórmula 1, a pré-temporada da base serve para a coleta de dados e testes nos carros. É o momento em que, em tese, as equipes podem errar, para que cheguem na temporada com o maior nível de confiabilidade possível.

Porém, diferente da F1, a base não conta com a transmissão dos seus testes, logo não é possível realizar qualquer análise prévia do desempenho dos carros na pista. Com isso, vamos aos tempos obtidos pelos pilotos ao longo dos três dias. Os testes são divididos em duas sessões, uma realizada pela manhã e outra pela tarde.


Dia 1

Théo Pourchaire foi o mais rápido das duas sessões, marcando 1.45.226 pela manhã e 1.42.165 pela tarde. A única interrupção na primeira sessão foi uma bandeira vermelha causada por Zane Maloney. Na sessão da tarde, a bandeira vermelha voltou a ser acionada, dessa vez por Frederik Vesti.


Dia 2

Frederik Vesti assumiu o posto de mais rápido na primeira sessão, com o tempo de 1.44.234. Pela tarde, o mais rápido foi Richard Verschoor, com o tempo de 1.42.140. Como as condições de pista na sessão da manhã eram semelhantes as esperadas para a feature race, as equipes optaram por simulações de corridas na primeira parte dos testes. De manhã, Roman Stanek parou na pista, gerando uma rápida interrupção.

Durante a tarde, Théo Pourchaire teve problemas no motor e parou na pista, gerando uma bandeira vermelha. O teste foi encerrado como uma bandeira vermelha causada por Clément Novalak, faltando nove minutos para o fim da sessão.


Dia 3

Terceiro e último dia de testes foi dominado pela Campos Racing. Pela manhã, Ralph Boschung foi o mais rápido, virando em 1.45.027. De tarde, foi a vez de Kush Maini marcar o melhor tempo, realizando a volta em 1.42.623.

O foco do último dia foi realizar simulações de corridas e preparar o carro para o primeiro GP do ano. Durante a manhã, não houve interrupções. Já na última sessão, a bandeira vermelha foi acionada por duas vezes: a primeira, com Arthur Leclerc e a segunda, por Roman Stanek.


Pré-temporada da Fórmula 3


A Fórmula 3 dividiu a pista do Bahrein com a F2 para realizar os primeiros testes pré-temporada. A categoria volta a testar nos dias 13 e 14 de abril, em Barcelona e em 18 e 19 de abril, em Ímola.


Dia 1

O primeiro dia de testes foi dominado por Grégoire Saucy, que pela manhã marcou o tempo de 1.49.155 e pela tarde melhorou seu tempo em 1.47.563. Não houve bandeiras vermelhas acionadas no primeiro dia de testes da F3.


Dia 2

Grégoire Saucy voltou a marcar o melhor tempo, dessa vez na primeira sessão, com o tempo de 1.46.642. Pela tarde, o mais rápido foi o italiano Gabriele Minì, com o tempo de 1.48.175. Na primeira sessão, Alex García parou na curva 6, acionando a bandeira vermelha. Pela tarde, a bandeira vermelha foi acionada para Oliver Gray.


Dia 3

Para encerrar os testes da Fórmula 3, o brasileiro Gabriel Bortoleto foi o mais rápido, virando em 1.47.417. O foco das equipes foi nas simulações de corridas e registro de quilometragem, com o intuito de preparar o carro para o GP do Bahrein. Uma única paralização ocorreu após Sophia Flöesch parar ao lado da pista.


Novos patrocinadores


Muitos patrocinadores adentraram nas equipes que competem F2 e F3. A Carlin passa a ser Rodin Carlin. Apesar de não estabelecer mudanças nas operações diárias da equipe, a empresa neozelandesa assumiu a porcentagem majoritária da equipe inglesa, com o intuito de aumentar a competitividade do time. A Rodin Cars era patrocinadora de Liam Lawson, que disputou o campeonato de Fórmula 2 de 2022 com a Carlin.

A Hitech também passou por mudanças. A equipe inglesa juntou-se com a equipe de tecnologia Pulse-Eight, assumindo o nome do novo patrocinador na nomenclatura da equipe (Hitech Pulse-Eight)

A Virtuosi Racing fechou um contrato multianual com a Invicta Watch Group, agora a nomenclatura oficial do time conta com o nome do patrocinador principal (Invicta Virtuosi Racing). O patrocinador criará uma coleção especial de relógios de edição limitada para celebrar a parceria.

Outra novidade é a entrada dos alemães da PHM Racing no grid das Fórmulas 2 e 3. Presentes em outras categorias de base, o time adentrou no Road to F1 assumindo as instalações da Charouz.


Novo combustível


A partir de 2023, a Fórmula 2 e Fórmula 3 passam a utilizar combustíveis 55% sustentáveis. A iniciativa faz parte da parceria da Aranco com a Fórmula 1. Como o grande campo de testes que são as categorias de base, F2 e F3 passam a utilizar o combustível sustentável antes da introdução do mesmo na F1, em 2026.


Ralph Boschung anuncia que 2023 será seu último ano na Fórmula 2


Boschung retornou para a disputa da F2 em 2023 e iniciou o seu sétimo ano como piloto da categoria. Na estreia da temporada, no Bahrein, o suíço venceu a corrida sprint, conquistando seu primeiro trunfo na Fórmula 2.



Ralph Boschung comemora sua primeira vitória na Fórmula 2. Foto/ Reprodução
Ralph Boschung comemora sua primeira vitória na Fórmula 2. Foto/ Reprodução


Em entrevista ao motorsport.com, o piloto da Campos confirmou que essa será sua última temporada na categoria. Boschung comentou que 2022 deveria ter seu último ano, mas a lesão que sofreu no meio da temporada comprometeu seus planos e ele optou por retornar e realizar a temporada completa de 2023.


Testes de jovens pilotos da Fórmula E


No dia 24/04, em Berlim, a Fórmula E realizará o teste de jovens pilotos. Alguns nomes já foram revelados, dentre eles o de Zane Maloney, que atualmente corre pela Carlin na F2 e é membro da academia Red Bull e irá assumir um dos carros da Avalanche Andretti. Outros pilotos são cotados para os testes, como Hugh Barter, que corre na Fórmula 3. Além de Maloney, outros dois pilotos com passagens na F2 foram confirmados: Jack Aitken estará nos testes com a Envision e David Beckmann com a Porsche.



Zane Maloney, confirmado nos testes de novatos na Fórmula E,  se preparando para corrida da F2. Foto/ Reprodução
Zane Maloney, confirmado nos testes de novatos na Fórmula E, se preparando para corrida da F2. Foto/ Reprodução


DICAS DE CONTEÚDOS



Commentaires


bottom of page