top of page

Sprint News (5/23): entre testes e cancelamentos

  • Foto do escritor: Beatriz Barbosa
    Beatriz Barbosa
  • 2 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

O mês de maio não saiu como o planejado. Com duas etapas previstas para o fim do mês, apenas uma foi realizada. O GP da Emília-Romagna foi cancelado após a região ser atingida por fortes chuvas que geraram alagamentos em muitos pontos da cidade italiana, atingindo o autódromo e deixando centenas de pessoas desabrigadas.

Para além do cancelamento da etapa de Ímola, a Fórmula 2 realizou seus últimos testes em Barcelona e a Fórmula 3, em seu atual formato, estreou nas ruas de Mônaco. Todas as notícias da base no mês de maio, você confere agora, na nova edição do sprint news, seu compilado mensal de notícias sobre o road to F1.



Foto: reprodução/ Fórmula 2
Foto: reprodução/ Fórmula 2


Martins e Doohan testam com a Alpine


Entre os dias 8 e 9 de maio, os pilotos da academia Alpine, Victor Martins e Jack Doohan conduziram o A521 em Monza. Os testes servem para adquirir a quilometragem necessária para obter a Super Licença e também para a preparação para o "teste de jovens pilotos", no qual todas as equipes da Fórmula 1 precisam ceder os dois carros para pilotos que atendam os pré-requisitos.

Essa foi a primeira vez de Martins em um carro de F1, Jack Doohan já conduziu o carro da equipe francesa em outras oportunidades, dentre elas, nos teste de jovens do ano passado. A Alpine não confirmou quem ou quais serão os escolhidos para esse ano, mas certamente já iniciou a preparação de seus juniores.




Fórmula 2 realiza últimos testes em Barcelona


A última etapa de testes foi realizada entre os dias 10 e 12 de maio no Circuito da Catalunha. Os dois primeiros dias foram dominados por Kush Maini e Jack Doohan, com o piloto da Campos Racing liderando as sessões diurnas, enquanto o piloto da Invicta Virtuosi dominou os testes na parte da tarde.

No primeiro dia de testes, os pilotos encontraram a pista em condições normais e tiveram o primeiro contato com o novo traçado (sem a chicane na curva 13). No segundo dia, a chuva caiu no início da manhã, o que resultou em uma primeira sessão repleta de incidentes. Na parte da tarde, os times focaram em simulações de corrida.

No terceiro e último dia, os carros voltaram para as simulações de prova durante a manhã, com Théo Pourchaire marcando o melhor tempo do dia e geral, virando em 1.23.943. Durante a tarde, a chuva voltou a aparecer e mais uma vez os pilotos tiveram dificuldades com a pista molhada. Finalizando os testes, Roy Nissany marcou o melhor tempo da última sessão.


Cancelamento do GP de Ímola


As categorias de base se preparavam para uma sequência de três corridas (Ímola, Mônaco e Barcelona), porém as fortes chuvas na região da Emilia-Romagna modificaram os planos. Desde o começo do mês de maio, fortes chuvas atingiam a região italiana, gerando enchentes e deslizamentos de terra.

O paddock da base chegou a ser atingido pelas águas, assim como a área de televisão. Devido aos perigos de se manter no autódromo, o governo italiano decretou a evacuação do local na terça-feira e no dia seguinte, a FIA anunciou o cancelamento da etapa.

Após uma reunião entre autoridades locais, governo italiano, F1 e FIA, foi decidido que a prioridade era o resgate das pessoas atingidas pelo desastre natural e que as atenções das autoridades deveriam ser totais para isso.

A situação em Ímola foi grave, com dezenas de pessoas desabrigadas e mortes registradas. Depois de algum tempo, a F1 volta a acertar em uma decisão.


GP de Mônaco


Depois de uma longa pausa, especialmente na Fórmula 3, finalmente os carros voltaram para a pista e o palco não poderia ser mais especial: as ruas do principado de Mônaco. Essa foi a primeira vez da F3 por lá desde a sua reestruturação. Para conferir a análise completa da base no principado, confira o novo episódio do Podcast do Paddock, clicando aqui.


Sugestões de leitura







Notas da editora: O mês de maio sofreu com o espaçamento do calendário, mas agora a história fica ainda mais séria. Com a chegada das pistas europeias, nas quais os pilotos já estão habituados, os campeonatos tendem a acirrar e é a hora da verdade: quem ainda tem o que melhorar, vai evoluir e entrar de vez no jogo. No próximo mês, espero voltar repleta de novas histórias e reviravoltas!





Comments


bottom of page