top of page

Sprint News 4/23: Entre testes e retornos

  • Foto do escritor: Beatriz Barbosa
    Beatriz Barbosa
  • 1 de mai. de 2023
  • 5 min de leitura

O mês de abril marcou a estreia do GP da Austrália no calendário da base, o fim dos testes de intertemporada da Fórmula 3 e grandes mudanças na tabela da Fórmula 2. Muitos testes foram realizados e algumas novidades surgiram para além das pistas. Tudo isso você confere a seguir nesta edição do sprint news.



Bearman e Vesti após o 1-2 da Prema na sprint race do Azerbaijão. Foto/ Reprodução: F2
Bearman e Vesti após o 1-2 da Prema na sprint race do Azerbaijão. Foto/ Reprodução: F2


Grande Prêmio da Austrália


Para a F2, Melbourne representou a terceira etapa do campeonato e trouxe um novo líder.

Após levar a melhor na classificação sob chuva, Ayumu Iwasa faturou a corrida principal, sendo o primeiro piloto a vencer duas vezes na temporada. O junior da Red Bull pilotou com segurança, mantendo seu principal adversário, Théo Pourchaire, na segunda colocação. Arthur Leclerc foi o terceiro colocado, faturando o primeiro pódio na temporada e colocando os dois carros da DAMS na zona de triunfo. Na corrida rápida, Dennis Hauger venceu pela primeira vez com a MP Motorsport, seu companheiro de academia, Jak Crawford foi o segundo e Kush Maini, de Campos, completou o pódio.


Para a F3, a etapa da Austrália foi apenas a segunda do ano. Para a felicidade dos brasileiros, Gabriel Bortoleto voltou a brilhar, garantindo a pole position e vencendo a segunda do ano. Dessa vez, Bortoleto não precisou contar com o azar dos adversários, liderou com inteligência e abriu 20 pontos de vantagem em cima do segundo colocado, Grégorie Saucy, e soma 58 pontos em duas etapas. O rival pelo título terminou a prova em segundo e Gabriele Minì completou o pódio.

Na corrida sprint, a PREMA viu dois de seus três pilotos no pódio. Zak O'Sullivan venceu a primeira após a desclassificação dos três pilotos da MP Motorsport. O argentino Franco Colapinto havia vencido na pista com uma bela performance, porém irregularidades técnicas foram encontradas nos carros da equipe holandesa. Com isso, O'Sullivan herdou a vitória, Sebastián Montoya foi o segundo e Paul Aron completou o pódio.

Diferente da primeira etapa, Bortoleto conseguiu realizar uma boa prova no sábado e terminou a corrida em sexto após largar em 12°.


Testes da Fórmula 3


Logo após a rodada em Melbourne, a Fórmula 3 desembarcou na Espanha para os primeiros testes intertemporada. Foram dois dias de testes no Circuito da Catalunha, no primeiro dia, Gabriel Bortoleto dominou os melhores tempos.

Como de costume, os testes foram divididos em duas partes, uma sessão de três horas foi realizada pela manhã e pela tarde os pilotos retornavam para a pista para mais três horas de testes.

Pela manhã, Bortoleto marcou o melhor tempo virando em 1.27.221. Pela tarde, o brasileiro marcou o tempo de 1.28. No segundo dia, Gabriele Minì fez a melhor volta, virando em 1.26.319 e pela tarde, Bortoleto voltou a ser o mais rápido com o tempo de 1.28.277. O italiano da Hitech fechou os primeiros testes com a volta mais rápida e a maior quantidade de voltas rodadas, foram 174 ao longo dos dois dias.


Uma semana depois, foi a vez da categoria testar em Ímola. Os testes no circuito italiano trouxeram uma novidade no mínimo curiosa: Nikita Bedrin, de Jenzer, marcou o melhor tempo em três de quatro sessões. No primeiro dia, Bedrin liderou as duas sessões, pela manhã marcou o tempo de 1.31.445 e pela tarde, melhorou o tempo para 1.30.368.

No segundo dia, Gabriel Bortoleto marcou o melhor tempo geral dos testes pela manhã, virando em 1.30.312. Pela tarde, um 1-2 da Jenzer com Bedrin obtendo a melhor volta (1.31.536) e Taylor Barnard ficou com a segunda posição com o tempo de 1.31.757. Kaylen Frederick foi o piloto com mais voltas ao longo dos dois dias, com 165 giros.


Rookie test da Fórmula E


Após três anos, a Fórmula E, categoria elétrica da FIA, realizou um teste de novatos que ocorreu em Berlim. Nomes do atual grid da F3, F2 e FRECA estiveram presente, além de nomes conhecidos de grids passados também testaram os carros elétricos.

Felipe Drugovich, atual campeão da F2, assumiu um dos carros da Maserati e foi o mais rápido no geral, marcando o tempo de 1.05.509 na sessão que ocorreu durante a tarde. O brasileiro foi seguido por Victor Martin, Zane Maloney, Luca Ghiotto, Robert Shwartzman, Jehan Daruvala, Luke Browning e David Beckamann, todos pilotos com passagem no road to F1.


Confira mais sobre os testes da Fórmula E aqui.


Luke Browining na academia Williams


Atual campeão da GB3, Luke Browining corre com a Hitech na Fórmula 3. Durante o intervalo entre as corridas da F3, o britânico foi anunciado pela Williams como membro da academia da equipe, que já conta com outros três pilotos na categoria: Franco Colapinto, Zak O'Sullivan e Oliver Gray.


McLaren anuncia programa de desenvolvimento de pilotos


A equipe britânica anunciou seu programa de desenvolvimento de pilotos em moldes diferentes do que se costuma ver em outras academias. O time de Woking pretende dar apoio aos pilotos do kart até as categorias de base, caso que já acontece com Ugo Ugochukwu, piloto que atualmente corre na Fórmula 4 italiana. Porém, o projeto também visa dar apoio a pilotos experientes, caso de Pato O'Ward e Aléx Palou, ambos competem na Indy Car.

O projeto será liderado pelo ex-piloto de F1, Emanuele Pirro. O foco do programa será desenvolver talentos para todas as categorias onde a McLaren está presente, não apenas para a Fórmula 1.


Grande Prêmio do Azerbaijão


Após quase um mês, a Fórmula 2 voltou a acelerar em uma das pistas mais divertidas do calendário. O nome do fim de semana foi do rookie Oliver Bearman, que venceu as duas corridas, marcou a volta mais rápida da sprint, a pole position e ainda foi o mais rápido do treino livre, saltando para a quarta colocação do campeonato com 41 pontos.

A PREMA saltou para a liderança do campeonato após o triunfo de Bearman e o P2 e P4 conquistados por Frederik Vesti no fim de semana.

Quem segue em uma maré de azar é Victor Martins. Após um abandono no sábado, Martins finalmente conseguiu pontuar em uma corrida feature, chegando em P4. Porém, o francês foi desclassificado após a inspeção no parque fechado, pois o assoalho de seu carro estava mais baixo do que o permitido.

Em um cenário completamente diferente, Enzo Fittipaldi se viu repleto de motivos para sorrir. O brasileiro viveu seu melhor fim de semana da temporada, conseguindo um segundo lugar na classificação e mantendo o posto na corrida principal, indo para o pódio pela primeira vez na temporada.

O momento marcante do fim de semana foi a última relargada. Quando o safety car liberou a pista, o então líder Dennis Hauger errou a primeira curva e foi para o muro, Martins, que vinha em segundo, também errou e bateu. Jehan Daruvala foi espremido por Bearman e acabou atingindo o carro do francês que estava parado, levantando o carro da ART e sendo salvo pelo halo.

Pourchaire e Leclerc passaram reto para a área de escape, enquanto Jack Doohan rodou na tentativa de evitar uma batida. Enquanto tudo isso acontecia, Bearman teve tempo de ultrapassar Vesti, aproveitando-se do erro do companheiro de equipe.


Momentos caóticos determinaram os rumos do campeonato, que segue bem embaralhado. Théo Pourchaire retoma a liderança, mas vê Frederik Vesti em seu encalço. Apesar de um fim de semana apagado, Iwasa ocupa a terceira colocação, quatro pontos atrás do piloto da PREMA. A próxima etapa da F2 é em Ímola, que também marca o retorno da F3. Mas, antes do GP, a Fórmula 2 desembarca em Barcelona para os testes intertemporada.


Comments


bottom of page