top of page

Sprint News (10/22): um outubro de definições

  • Foto do escritor: Beatriz Barbosa
    Beatriz Barbosa
  • 1 de nov. de 2022
  • 10 min de leitura

O mês de outubro foi extremamente agitado para as categorias de base. Rumores sobre o grid de 2023 da Fórmula 2, movimentações na Fórmula 3 e pilotos da F2 debutando na F1. Tudo isso e muito mais, você confere na quinta edição do sprint news!


As promessas sobre o futuro de Franco Colapinto


Na última edição do sprint news, relatei que a MP Motorsposrts havia oferecido um contrato de dois anos para o argentino Franco Colapinto. No início de outubro, o piloto, junto com seus representantes oficiais, realizou uma visita a Argentina, na tentativa de angariar patrocínios que pudessem tornar real a assinatura do contrato.

Foto/ Reprodução
Foto/ Reprodução

Além da permanência na F3 junto a MP Motorsports, os empresários de Colapinto relataram que três equipes de Fórmula 1 estavam interessadas em receber o argentino em seus programas de desenvolvimento. Ao longo da semana do dia 3 de outubro, diversas entrevistas foram concedidas pelo piloto e sua representante, Maria Catarineu, que deixaram os fãs do piloto com altas expectativas a cerca do futuro.


Porém, alguns fãs passaram a especular que não foi arrecadado o valor necessário para firmar contrato, uma vez que a promessa de revelar o futuro de Franco entre os dias 16 e 21 de outubro, não se concretizou. Franco Colapinto acabou de retornar para a Espanha, e o que resta é aguardar um comunicado oficial.


De acordo com Catarineu, além da MP, a PREMA também teria oferecido um contrato para o piloto, mas os italianos teriam cobrado o valor integral da vaga, enquanto os holandeses ofertaram o posto com desconto. A PREMA já confirmou dois pilotos para 2023, restando apenas um lugar na equipe, já a MP Motorsports, não divulgou nenhum nome para o line-up de 2023.


Gabriel Bortoleto, Paul Aron e Dino Beganovic confirmados na F3


O primeiro confirmado para a temporada de 2023 da Fórmula 3 foi o brasileiro Gabriel Bortoleto. O anúncio ocorreu no final de setembro, logo após os testes pós temporada da F3 em Jerez, onde Bortoleto foi o mais rápido. A aparição foi o suficiente para convencer a Trident a contratar o jovem de 18 anos, que em 2022, disputou a FRECA. Com 176 pontos, Bortoleto terminou o campeonato na sexta colocação.

Foto/ Reprodução
Foto/ Reprodução

Sinto que estou pronto para um novo capítulo na minha carreira e para passar para uma série superior em monopostos. Farei o meu melhor para aproveitar ao máximo está grande oportunidade.

O segundo confirmado foi o júnior da Mercedes, Paul Aron, que irá correr com a PREMA. A primeira aparição do estoniano com a equipe foi em 2019 na Fórmula 4 Italiana, em 2021 retornou para o time na disputa da FRECA, onde permaneceu em 2022. Aron foi o terceiro colocado na Fórmula Regional, com 241 pontos.

Estou muito feliz, animado e agradecido por me juntar a uma equipe como a PREMA no Campeonato de Fórmula 3 da FIA para a temporada de 2023. Eles provaram-se ano após ano, sempre com três carros no topo e mostrando grande ritmo. Estou muito feliz por passar mais um ano com eles e estou confiante de que me darão o melhor pacote possível para lutar pela vitória. Estou realmente ansioso para ver o que seremos capazes de alcançar no próximo ano.

O mais recente confirmado, que também irá correr com a PREMA , foi o campeão da FRECA, Dino Beganovic. O suéco de 18 anos, conquistou o título da Fórmula Regional na primeira corrida em Mugello, que sediou a última etapa do ano. Ao longo da temporada, foram quatro vitórias e 282 pontos até o título.

Estou extremamente feliz por correr com a PREMA, minha equipe, no Campeonato de Fórmula 3 da FIA de 2023. Será nosso quarto ano juntos e estou muito orgulhoso de continuar trabalhando com a equipe. A PREMA tem uma história incrível na Fórmula 3 e venceu pelo menos um campeonato por ano lá. Acho que é definitivamente um passo na direção certa para o meu futuro e para a equipe, já que trabalhamos juntos há muito tempo. Os testes em Jerez nos colocaram em uma boa posição com os preparativos para o próximo ano e queremos continuar com isso.

Juan Manuel Correa estreia na ELMS


A trajetória de Correa nas corridas de longa duração, começou na pista em que mudou sua vida: Spa-Francorchamps. O equatoriano juntou-se ao time da PREMA e conquistou o pódio logo em sua estreia. Nas quatro horas de Portimão, o trio formado por Correa, Delétraz e Habsburg, retornou ao pódio, garantindo o título de campeões da temporada na classe LMP2.

Estou extremamente feliz com minha primeira prova de resistência. Aprendi muito neste fim de semana e, embora tenha sido uma experiência de aprendizado, gostei muito. Muito obrigado à equipe, especialmente ao Ferdi (Habsburg) e ao Louis (Delétraz) que me ajudaram muito.

Jüri Vips e Marcus Armstrong testam carro da IndyCar


Companheiros de equipe na Hitech, Jüri Vips e Marcus Armstrong estão muito próximos de se tornarem adversários por uma vaga na Indy. Ambos participaram, recentemente, de testes com a categoria estado unidense. Vips testou com a Rahal Letterman Laning Racing, enquanto Armstrong testou com a Dale Coyne Racing.


Curiosamente, ambas as equipes não possuem assentos disponíveis para 2023 (há uma pequena possibilidade de surgir uma vaga na Dale Coyne) e os novatos vindos da Fórmula 2, podem brigar entre si por uma vaga na Juncos Hollinger, equipe novata na categoria que em 2022, correu com apenas um carro, guiado pelo vice-campeão da F2 em 2020, Callum Illot.


A única indecisão de vagas disponíveis na Dale Coyne é em relação ao carro #51, que atualmente é ocupado por Takuma Sato, que por sua vez, ainda não revelou os planos para o futuro.


A Indy passou a ser um destino muito cobiçado pelos pilotos da Fómrula 2, principalmente, após o sucesso de Illot e Lundgaard na categoria.


Nyck de Vries confirmado na AlphaTauri


A silly season da Fórmula 1 em 2022 rendeu muitas especulações e reviravoltas, a maior delas, talvez tenha sido a confirmação de Nyck de Vries, um piloto ligado a Mercedes, na AlphaTauri, time B da Red Bull.


Porém, independente de filiações, fato é que em 2023, teremos dois novos campeões da F2 no grid da F1. Após a confirmação de Oscar Piastri na McLaren, agora é a vez do campeão de 2019 ter espaço na principal categoria de monopostos. Vale ressaltar que, além da Fórmula 2, de Vries também é campeão da Fórmula E.

Estou extremamente empolgado por me juntar à Scuderia AlphaTauri em 2023 e quero agradecer tanto a Red Bull quanto a equipe por me darem a oportunidade de pilotar na F1. Depois da Fórmula 2, tomei um caminho um pouco diferente com o automobilismo, mas a F1 sempre foi meu sonho e sou grato por poder realizá-lo. Tive muitas chances de experimentar o carro de 2022 este ano e acho que isso me colocou em uma ótima posição para a próxima temporada, espero que isso tenha me ajudado a me preparar para o que está por vir. Tendo passado a maior parte da minha adolescência na Itália para praticar kart, sempre me senti em casa lá, então para mim é ótimo estar me juntando a uma equipe italiana, que já tem uma sensação de família real, e estou ansioso para conhecer todos e começar a construir nosso relacionamento antes da próxima temporada.

De Vries chega na AlphaTauri para substituir Pierre Gasly, que irá assumir o assento na Alpine em 2023.


Pilotos da F2 testam com a F1 em Austin e Cidade do México


O GP dos Estados Unidos marcou o início de uma maratona de jovens pilotos participando de Treinos Livres da Fórmula 1. Isso porque, com o novo regulamento dos carros, as equipes priorizaram as sessões de treino livre para entender melhor seu equipamento. Com isso, adiaram os testes obrigatórios propostos pela FIA, que exigem que as equipes cedam seus carros em duas ocasiões para pilotos que se encaixem na regra.


Em Austin, participaram: Théo Pourchaire (Alfa Romeo), Logan Sargeant (Williams), Robert Shwartzaman (Ferrari) e Alex Palou (McLaren). O teste aconteceu sem grandes problemas, com Shwartzaman sendo o mais rápido dentre os novatos (1.38.951), mas todos andaram muito próximos. O piloto de desenvolvimento da Ferrari, só não conseguiu um tempo melhor, porque foi atrapalhado por Max Verstappen em sua última tentativa de volta rápida.


Quem também se destacou na sessão foi o campeão da Indy em 2021, Alex Palou, que de compostos médios, andou apenas 0.3 de distância de Lando Norris.



Foto/ Reprodução Fórmula 1
Foto/ Reprodução Fórmula 1


O que a participação dos novatos no TL1 dos Estados Unidos foi tranquila, na Cidade do México foi o extremo oposto. Dos jovens que estavam em Austin, apenas Sargeant retornou ao carro. Dessa vez, participaram: Pietro Fittipaldi (Haas), Liam Lawson (AlphaTauri), Jack Doohan (Alpine) e Nyck de Vries (Mercedes).


O primeiro treino livre do GP da Cidade do México foi marcado por duas bandeiras vermelhas. A primeira foi dada após o carro de Fittipaldi apresentar problemas no turbo e precisar ser retirado da pista. A segunda, após Lawson ter problemas nos freios, que acabaram pegando fogo logo após a saída do piloto do cockpit. O júnior da Red Bull, conseguiu ser o mais rápido dentre os novatos, virando em 1.23.861.



Foto/ Reprodução Fórmula 1
Foto/ Reprodução Fórmula 1


Sargeant e de Vries foram os únicos que passaram ilesos de falhas nos carros, uma vez que Doohan precisou recolher para os boxes na primeira metade da sessão para verificar o carro, retornando para a pista em seguida.


Logan Sargeant, Pietro Fittipaldi e Jack Doohan retornam no treino livre 1 do GP de Abu Dhabi, Liam Lawson é especulado para testar com a Red Bull.


Logan Sargeant a um passo da Fórmula 1


Após o seu debut na Fórmula 1, Sargeant foi "pré-anunciado" como companheiro de Alexander Albon em 2023. Em coletiva realizada no último dia 22, o chefe da Williams, Jost Capito afirmou que basta o norte americano confirmar os pontos para a superlicença, que estará na Fórmula 1 em 2023.

Foto/ Reprodução
Foto/ Reprodução

Atualmente, Sargeant é o terceiro colocado da Fórmula 2, se confirmar a posição, garante 40 pontos, a quantidade necessária para conseguir o documento, porém, nas atuais condições, mesmo que Sargeant chegue em oitavo na competição, há chances dele faturar a superlicença. Para chegar na etapa de Abu Dhabi com mais tranquilidade, a Williams concedeu duas sessões extra de treinos livre (México e Abu Dhabi), além de confirma-lo nos testes pós temporada.


Para realizar o sonho de estar na Fórmula 1, Logan Sargeant depende apenas dele mesmo (e de um bocado de sorte) no GP de Abu Dhabi, que marca o retorno e última rodada da F2.


Frederik Vesti deve ser o escolhido da Mercedes para o teste pós temporada


Piloto júnior da equipe alemã e oitavo colocado na Fórmula 2, Frederik Vesti deve assumir o cockpit da Mercedes no teste pós temporada da Fórmula 1. A sessão acontece no dia 22 de novembro, em Abu Dhabi.


Os testes servem para avaliar os compostos da Pirelli para a temporada seguinte. Um dos assentos, obrigatoriamente, deve ser destinado a um jovem piloto, o outro fica a critério das equipes, se irão colocar um ou revezar os dois pilotos titulares ao longo do dia.


Com a ida de Nyck de Vries para a AlphaTauri, a vaga do time comandado por Totó Wolff, deve ser destinada ao dinamarquês, que nos últimos tempos, tem aparecido com frequência na fábrica dos alemães e testado o simulador. Para que se concretize a escolha, a Mercedes precisa alocar o piloto da academia em algum teste com o carro do ano passado.


Para obter a licença especial para participar de testes, é necessário obter a quilometragem de 300 km rodados com um carro de F1.


Calan Williams não retorna para o GP de Abu Dhabi


Tradicionalmente, a última rodada da Fórmula 2 recebe um grid bem diferente do que disputou a temporada regularmente, isso se deve a participação de novatos que buscam uma vaga na categoria no próximo ano. Nesta edição, provavelmente teremos um número reduzido de novatos na última corrida, porque muita coisa ainda está em jogo na F2, embora Felipe Drugovich já tenha conquistado o título.


Porém, sabemos que um rosto novo deve pintar na Trident, uma vez que Calan Williams não retorna para o GP de Abu Dhabi. O anúncio, divulgado pelo piloto e equipe, retrata que Williams está visando seus próximos passos para seu futuro profissional, por isso não volta para a categoria por qual correu no decorrer de 2022.

Durante a temporada, provei minhas habilidades como piloto de Fórmula 2. Em Jidá tive um resultado muito bom e estou feliz com minhas corridas na minha temporada de estreia, muitas vezes terminei corridas a um passo dos pontos ou tive que enfrentar algumas desventuras quando estava a um passo de marcar pontos. No entanto, essas coisas podem acontecer durante as corridas e, à medida que a temporada avança, as circunstâncias não me foram favoráveis. Agora estou em um ponto em que tenho que entender quais são as melhores opções para mim e minha carreira no automobilismo.

Especulações para o grid de 2023 da Fórmula 2


AutoHebdo e F1 Feeder Series noticiaram recentemente as especulações de Grid da Fórmula 2 para 2023. Segue um resumo das listas:


MP Motorsports

Ambas as publicações sugerem que a dupla da MP seja composta por Dennis Hauger e Jehan Daruvala. o F1 Feeder Series cita Caio Collet como opção, mas aparentemente, o brasileiro irá focar sua carreira nas corridas de longa duração.


ART Grand Prix

A ART parece ser a equipe com mais possibilidades em aberto. Há grandes chances da dupla ser totalmente francesa, formada por Théo Pourchaire e Victor Martins. Porém, os nomes de Juan Manuel Correa, Arthur Leclerc e Jehan Daruvala, também são especulados.


Hitech GP

A dupla da Hitech deve ser formada pelos pilotos da academia Red Bull recém promovidos para a F2: Isack Hadjar e Jak Crawford.


PREMA

De acordo com ambas as publicações, a PREMA vem para 2023 com a dupla Ollie Bearman e Frederik Vesti.


Campos Racing

A Campos deve estender a longa parceria com Ralph Boschung, a segunda vaga está entre Kush Maini e Richard Verschoor, com o indiano sendo o favorito.


DAMS

A DAMS deve prosseguir seu trabalho com Ayumu Iwasa, porém, ao que tudo indica, seu companheiro será Arthur Leclerc. Roy Nissany e Ido Cohen também são especulados na equipe.


Van Amersfoort Racing

Amaury Cordeel, deve permanecer no time, a segunda vaga parece bem dispuatda, com os candidatos sendo: Richard Verschoor, Juan Manuel Correa, Olli Caldwell e Alexander Smolyar.


Trident

A dupla da Trident tende a ser formada por Clément Novalak e Romain Stanek.


Carlin

Uma renovação deve acontecer na Carlin, com Enzo Fittipaldi e Zane Maloney sendo os grandes favoritos para assumirem os lugares de Liam Lawson e Logan Sargeant.


Virtuosi

A Virtuosi deve ser a única equipe a permanecer com a mesma dupla de 2022, que é formada por Jack Doohan e Marino Sato.


Charouz

Ambas as publicações não vinculam nenhum rumor para a Charouz. O F1 Feeder atribui a falta de especulações ao rompimento recente com Cem Bolükbasi, que não ocorreu de forma amigável.


Notas da Autora: o mês de outubro trouxe muitas movimentações para as categorias de base. Confesso que foi um tanto difícil acompanhar todas as novidades. Mas, uma coisa é certa: esse mês nos provou que a F2 ainda consegue cumprir o seu papel de promover jovens para a F1 (mesmo que, em alguns casos, isso demore um pouco mais do ideal). Sobre as especulações do grid de 2023, assumo que não me empolguei tanto. Algumas duplas, como as da PREMA e Carlin, me deixam entusiasmada para 2023, porém, havia potencial para mais e volto a reforçar: a Fórmula 2 precisa de uma renovação e, apesar de alguns nomes estarem de saída, ainda há muitos pilotos fazendo hora extra na categoria e, é inadmissível que a organização permita que alguns atletas façam carreira na F2, uma vez que esse não é o objetivo da competição. Por hoje, é isso. Vejo vocês no dia 1/12 com todas as novidades que nos esperam no mês de novembro!







Comments


bottom of page