A nova geração de carros da Fórmula 2
- Beatriz Barbosa
- 31 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Nesta quinta-feira (31), a Fórmula 2 divulgou a nova geração de carros da categoria, que será usado em 2024, 2025 e 2026. Com um design mais próximo dos carros da Fórmula 1, o principal propósito dessa mudança é melhorar a preparação dos jovens pilotos para a categoria principal, tornando o carro mais seguro.

Além da aparência, o sistema e desempenho do carro devem estar mais próximos dos carros da F1. A nova geração também foi desenvolvida pensando nos quesitos de sustentabilidade e acessibilidade.
De acordo com Bruno Michel, CEO da F2, o modelo foi pensado para se acessível a todos os pilotos (homens ou mulheres), mas mantendo os custos razoáveis, por isso, os carros seguem com o mesmo motor e caixa de câmbio.
As principais mudanças estão no bico, asa dianteira e traseira e no assoalho do carro. Um dos objetivos da FIA é aumentar as disputas "roda a roda" nas pistas, deixando a Fórmula 2 ainda mais competitiva. Além disso, o carro foi projetado para atender as novas especificações em termos de frenagem, ergonomia e esforço de direção.

Como já citado, os motores permanecem os mesmos, fornecidos pela Mecachrome, turbo de 3,4 litros. Porém, novos recursos foram adicionados para receber o combustível sintético que será introduzido em 2025. Para 2024, a categoria segue usando o combustível 55% sustentável da Aranco, que foi introduzido nesta temporada. O sistema eletrônico e de triagem também foram otimizados.
Tatiana Calderón realizou um Shakedown em Varano no mês de julho. O teste com o novo carro foi bem sucedido, mas o programa de desenvolvimento seguirá ao longo do ano, com novos pilotos sendo escalados para os ensaios, dentre eles, Felipe Drugovich.
A ideia da F2 é garantir quilometragem suficiente para garantir a confiabilidade dos carros antes que os mesmos sejam entregues para as equipes. Os times receberão um dos carros em dezembro e o segundo em meados de janeiro de 2024.
"A F2 oferece consistentemente corridas excelentes e atua como um importante campo de treinamento para futuros membros do grid da Fórmula 1 e, ao aproximar as filosofias de design dos dois carros, apoiaremos isso. O novo carro de F2 também é um símbolo importante para nossa jornada de sustentabilidade, à medida que a série continua a ser pioneira em combustíveis sustentáveis avançados que se tornarão parte da F1 a partir de 2025." disse Stefano Domenicali, CEO da F1.
Atual x Nova geração

Dimensões (atual)
Comprimento: 5.224 mm
Largura: 1.900 mm
Altura: 1.097 mm
Distância entre os eixos: 3.135 mm
Peso: 755 kg (com o motorista)
Dimensões (nova geração)
Comprimento: 5.284 mm
Largura: 1.900 mm
Altura: 1.097 mm
Distância entre os eixos: 3.135 mm
Recursos eletrônicos (atual)
Magneti Marelli Marvel SRG 480 ECU/GCU incluindo sistema de registro de dados
Unidade de gerenciamento de fonte de alimentação Magneti Mareli PDU 12-42
Pré-equipamento de aquisição de dados CAN
Receptor de farol
Sistema VSC e Marshalling tipo F1
Recursos eletrônicos (nova geração)
Novo Magenti Mareli Marvel VCU 480 ECU/GCU incluindo sistema de registro de dados
Nova unidade de gerenciamento de fonte de alimentação Marelli FOX 442
Pré-equipamento de aquisição de dados CAN
Receptor de farol
Sistema VSC e Marshalling tipo F1
A Fórmula 2 se encaminha para as duas últimas etapas com os novos carros com o título em aberto. Nesse fim de semana, ocorre a penúltima etapa, em Monza. Confira os horários:

Comments