top of page

Sprint News (7/22): com o fim da temporada se aproximando, os holofotes se voltam para 2023

  • Foto do escritor: Beatriz Barbosa
    Beatriz Barbosa
  • 1 de ago. de 2022
  • 6 min de leitura

No início de julho, as expectativas eram de uma Fórmula 2 agitada apenas dentro das pistas. Porém, com o final da temporada se aproximando, os assuntos extra pista começaram a surgir. Você confere todas as novidades sobre a F2 na segunda edição do Sprint News.


Hadjar na Fórmula 2 em 2023


Isack Hadjar é mais um dos talentos da academia Red Bull. Atualmente, o piloto disputa a Fórmula 3 e em sua temporada de estreia, disputa o título contra os experientes Victor Martins e Arthur Leclerc. O jovem francês de 17 anos, chamou a atenção por sua rápida adaptação a categoria.



Foto/ reprodução: Fórmula 3
Foto/ reprodução: Fórmula 3


Inclusive, os feitos de Hadjar não passaram despercebidos aos olhos de Helmut Marko, que em entrevista ao portal francês AutoHebdo, declarou que o piloto júnior estará na Fórmula 2 em 2023. Este é o primeiro ano de Isack com a Red Bull.


Restando apenas três etapas para o término da F3, Hadjar lidera o campeonato, mesmo estando empatados em número de pontos (104). Foram três vitórias antes da pausa para as férias de verão: Bahrein (sprint), Silverstone (Sprint) e Áustria (Feature).


Testes de Pourchaire ameaçados pelo calendário


Théo Pourchaire, vice-líder da Fórmula 2, aguarda para fazer sua primeira participação em um treino livre da Fórmula 1 com o carro da Alfa Romeo. Porém, sua participação pode estar comprometida devido ao pouco espaço na agenda.



Foto/ reprodução: Fórmula 2
Foto/ reprodução: Fórmula 2


O chefe da equipe italiana, Frédéric Vasseur, confirmou a participação do piloto da academia da Sauber em uma sessão de treino livre, mas busca uma solução para driblar a falta de tempo. Estava previsto que Pourchaire assumisse o carro no primeiro TL do GP da França, porém, com as mudanças do calendário da F2, a equipe decidiu adiar para um fim de semana em que o piloto não tenha compromissos com a categoria de base.


Logan Sargeant confirmado em um treino livre da Williams


Com ótimas aparições na temporada, Logan Sargeant, terceiro colocado do campeonato e piloto da academia da Willliams, passou a receber mais atenção, inclusive do chefe da equipe de Fórmula 1.



Foto/ reprodução: Fórmula 2
Foto/ reprodução: Fórmula 2


O piloto estado unidense foi confirmado pela Williams em um treino livre até i final da temporada. De acordo com as novas regras, todas as equipes são obrigadas a cederem os carros em duas ocasiões para pilotos aptos a participarem dos treinos. A equipe inglesa já contou com a participação de Nyck de Vries neste ano e escolheu Sargeant dentre as opções da academia.


Jost Capito, CEO e chefe da Williams também não descarta uma vaga para Sargeant na F1 no próximo ano, mas afirma que é cedo para falar sobre o assunto, pois tudo depende do desenrolar da F2. O alemão ainda brincou, alegando que já teve dores de cabeça piores do que a da escolha de piloto para 2023.


Essa fala se deu devido aos rumores a respeito de um dos assentos da equipe, já que é quase certeiro que Nicholas Latifi não terá seu contrato renovado, porém, além de Sargeant, os nomes de Oscar Piastri e Nyck de Vries, também são cogitados.


Jehan Daruvala voltou a testar pela McLaren


Em junho, o piloto da academia da Red Bull já havia assumido o carro da McLaren em testes privados em Silverstone. Em julho, o piloto foi confirmado novamente nos testes da equipe papaya, dessa vez em Portimão. Na oportunidade, Colton Herta também testou o com MCL35M.


Jüri Vips recebe apoio da academia Red Bull


No fim de junho, Jüri Vips foi desligado da Red Bull, após falas racistas e homofobicas em uma live na Twitch. Porém, pouco tempo depois do comunicado, a academia divulgou que estaria apoiando Vips em relação aos cuidados com a saúde mental do piloto.


Ralph Boschung se afasta devido a lesão


No meio da etapa de Silverstone, Boschung precisou abandonar o GP devido a lesão em seu pescoço, que o acompanha desde Ímola. Após mais um abandono, o suíço optou em se afastar para tratar seu problema de saúde. Assim, foi substituído por Roberto Merhi.


Por meio de suas redes sociais, Boschung revelou o que e qual a gravidade de seu problema. O piloto foi diagnosticado com uma síndrome facetaria grave, ou seja, uma inflamação nas vertebras espinhais responsáveis pela flexibilidade e estabilidade. Ainda não há previsão para o retorno do piloto para a F2.


Falando em substituições, David Beckmann retornou ao grid, dessa vez substituindo Jake Hughes que positivou para a covid e perdeu as etapas da França e Hungria.

Felipe Drugovich em negociações com a Aston Martin


Muitos rumores surgiram em torno do líder do campeonato, Felipe Drugovich, inclusive, especulações de uma ida para a Fórmula 1. Contando com o apoio da XP Investimentos, muitas pessoas cogitaram a ida do brasileiro para a Aston Martin, já que pessoas ligadas a corretora foram vistas nos boxes da equipe.



Foto/ reprodução: Felipe Drugovich
Foto/ reprodução: Felipe Drugovich


Quando Sebastian Vettel anunciou sua aposentadoria ao término da atual temporada, a internet praticamente colapsou, porém, a única informação que pode ser considerada oficial no momento, é a levantada pela equipe da Band: Drugovich negocia para ser piloto reserva da Aston Martin.


De acordo com o relato de Mariana Becker, a Aston Martin, que não possui uma academia de pilotos, estaria interessada no brasileiro afim de desenvolver o seu talento e eventualmente, o preparar para uma vaga que venha a surgir nos próximos anos.


Rookies brilharam nas quatro etapas de julho


O mês de julho contou com uma grande quantidade de corridas e emoções, logo na primeira etapa do mês, em Silverstone, o campeonato começou a revelar suas surpresas e se encaminhar para as primeiras reviravoltas.


Os rookies voltaram a roubar a cena, vencendo cinco das oito corridas do mês. Mas, vamos por partes:


O templo sagrado de Silverstone

As expectativas para o GP da Inglaterra eram altas. Afinal, o campeonato começava a se desenhar para uma disputa entre Drugovich e Pourchaire, com o brasileiro disparando na liderança e podendo aumentar essa vantagem em uma pista que tendia a favorecer o acerto de seu carro.


Porém, aquele fim de semana pertencia a Logan Sargeant. O piloto da Carlin faturou a pole position, sobrando na sexta-feira. No domingo, venceu a corrida principal, alcançando sua primeira pole e vitória no mesmo fim de semana.


Outro rookie a conquistar a primeira vitória na temporada na Inglaterra, foi Jack Doohan que faturou a Sprint Race e finalmente subiu no lugar mais alto do pódio, após bater na trave em outras ocasiões.



Foto/ reprodução: Fórmula 2
Foto/ reprodução: Fórmula 2


Na casa da Red Bull, os pilotos sofreram com os limites de pista

No Red Bull Ring, os pilotos sofreram para conseguir administrar suas corridas e um show de voltas deletadas foi apresentado, a chuva também foi um fator importante para o resultado dos eventos, mas o grande protagonista realmente foram os Track Limits.


Marcus Armstrong voltou a vencer, faturando a corrida sprint. Logan Sargeant voltou a se destacar, após conseguir uma excelente recuperação na corrida principal e voltar a vencer. Essa poderia ser uma história de superação, na qual o piloto supera as adversidades e escala o pelotão rumo a vitória, mas não foi assim que as coisas aconteceram.


Richard Verschoor dominou a segunda corrida na Áustria. Porém, assim que cruzou a linha de chegada, seu carro sofreu com uma pane seca e o piloto holandês acabou desclassificado, com isso, Jehan Daruvala herdava a vitória... até ser punido por um erro da Prema. Assim, a vitória ficou com Sargeant, que saltou para segundo no campeonato.


Vitória inédita em Paul Ricard

Dentre as muitas apostas para Paul Ricard, poucas devem ter apontado para uma vitória de Ayumu Iwasa na corrida principal, principalmente que com o badalado Logan Sargeant largando da pole. Porém, dentre as muitas surpresas deste mês, mais um estreante conseguiu brilhar.


Na França, a Fórmula 2 garantiu a felicidade dos torcedores presentes em Le Castellet. O pódio do domingo foi formado por Ayumu Iwasa, Théo Pourchaire e Frederik Vesti, que colocaram as equipes da casa no topo. Inclusive, após esse resultado, a Art Grand Prix assumiu a liderança do campeonato de equipes.


Na corrida sprint, o vencedor foi Liam Lawson, que voltou a vencer após um longo jejum. Jehan Daruvala e Felipe Drugovich completaram o pódio.


Hungaroring apimentando o campeonato

Para fechar o mês, o GP da Hungria movimentou o campeonato. Jack Doohan voltou a vencer, brilhando na Sprint Race após se recuperar de uma largada ruim. A Feature Race ficou na conta de Théo Pourchaire, que conseguiu administrar os pneus e diminuir a vantagem de Drugovich no campeonato.


Agora, apenas 21 pontos separam os líderes do campeonato. Após o azar na França e o baixo desempenho na Hungria, Sargeant se distancia da briga pelo campeonato, estando a 40 pontos atrás de Pourchaire e 61 de Drugovich.


Quem brilhou na Hungria foi Enzo Fittipaldi, que conquistou dois pódios (terceiro e segundo lugar, respectivamente) e assumiu a quarta colocação no campeonato, estando apenas 19 pontos atrás do top-3.



Foto/ reprodução: Fórmula 2
Foto/ reprodução: Fórmula 2


Ao longo do mês de julho, Fittipaldi subiu quatro vezes ao pódio, além dos dois na Hungria, esteve presente no pódio da sprint da Inglaterra e da Feature da Áustria.


Notas da autora: quem acompanha o Paddock no Twitter, sabe que há algumas etapas, a jornalista que vos fala vem destacando o desempenho dos estreantes. É claro que alguns novatos não conseguiram bons desempenhos, mas uma boa parcela não só conseguiu o destaque, como assumiu o protagonismo e soube administrar a pressão. Restando quatro etapas para o final do campeonato, tudo ainda está em jogo. As disputas tendem a serem frenéticas nessa reta final e independente de quem assuma o posto de campeão em Abu Dhabi, uma coisa pode ser dita: que apresentação de gala das estrelas do amanhã, uma temporada emocionante que ainda está longe de ser definida, com um pelotão que teve sua qualidade colocada em cheque por diversas vezes.


 
 
 

Yorumlar


bottom of page