Martí fatura a primeira corrida Sprint do ano em corrida marcada pelo safety car
- Beatriz Barbosa
- 4 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
A experiência se fez valer nesta primeira etapa. Martí, em seu segundo ano, vence pela primeira vez na categoria, juntando-se a Collet e Colapinto no hall de vencedores da F3 do atual grid.

A corrida
Em 2022, Franco Colapinto marcou a pole position no Bahrein. Em 2023, com a exclusão do tempo de Zak O’Sullivan, o argentino assumiu a ponta no grid de largada para a corrida sprint.
Colapinto largou muito bem, protagonizando uma disputa com Pepe Martí antes da primeira curva, quem se aproveitou da briga foi Collet que saltou para a segunda posição, se aproximando do argentino.
Gabriele Minì teve problemas na largada, com seu carro tardando a dar a partida, fazendo com que o italiano perdesse muitas posições logo no início da prova.
Gabriel Bortoleto caiu três posições na largada e na metade da segunda volta, o safety car foi acionado após um toque entre Rafael Villagómez e Bortoleto. Na dividida da curva, o mexicano tentou a ultrapassagem e foi acertado na roda traseira direita, fazendo com que ele escapasse da pista e batesse na barreira de proteção, perdendo a suspensão do carro.
Na volta 6, o safety car entrou e Colapinto relargou muito bem, com Collet e Martí brigando pela segunda posição, ultrapassando o brasileiro. No recomeço da prova, um incidente na curva 1 gerou bandeira amarela no primeiro setor e virtual safety car foi acionado.
Bortoleto voltou a se envolver em um incidente, dessa vez com Kaylen Frederick. O piloto da ART GP acabou com o pneu perfurado se dirigiu aos boxes.
Luke Browning sofreu um toque na relargada e parou na pista, sendo atingido por um segundo carro. O virtual safety car foi acionado, porém em seguida o safety car entrou na pista para que a remoção do carro da Hitech Pulse-Eight da pista.
Nikola Tsolov recebeu 10 segundos de punição por infringir os procedimentos de largada, o piloto da ART GP teve um contato com O'Sullivan e precisou ir para os boxes para realizar a troca da asa dianteira. Alex García também foi punido em 10 segundos pelo mesmo motivo de Tsolov.
O safety car saiu da pista na volta 11, o argentino voltou a relargar muito bem, sendo atacado por Martí, que assumiu a liderança momentaneamente, mas logo foi ultrapassado por Colapinto.
Piotr Wisnick foi penalizado com cinco segundos por infringir os procedimentos de relargada.
Pepe Martí conseguiu ultrapassar Colapinto e emplacou a volta mais rápida da corrida, virando em 1.50.867, no mesmo momento em que o uso do DRS foi acionado. Ambas as relargadas após o safety car serão investigadas após a corrida.
Uma briga particular entre Paul Aron e Dino Beganovic em busca da quarta colocação, em um primeiro momento Aron manteve um trem de DRS atrás dele, mas posteriormente tomou o “X” do companheiro de equipe.
Mesmo com o DRS ativado, Franco Colapinto não conseguiu ultrapassar o espanhol e Martí faturou a primeira corrida sprint do ano. Colapinto e Collet completaram o pódio. Muitas investigações ocorrerão após a corrida, então o resultado final pode ser alterado. Porém, nenhum dos três primeiros colocados foram notificados ao longo da prova. Martí também faturou o ponto extra pela volta mais rápida, ele virou em 1.50.867 na volta 14.
A Fórmula 3 retorna para a pista neste domingo (5), às 5h50 no horário de Brasília.
Comments