Jack Doohan fatura a corrida sprint de Silverstone e vence pela primeira vez na F2
- Beatriz Barbosa
- 2 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Com condições de pista muito diferentes da classificação, com a pista molhada, os pilotos foram para a corrida com pneus de chuva e sofreram com a falta de aderência. Apesar dos percalços, os rookies deram um show em Silverstone

Antes do início da prova, a direção de prova anunciou que a volta de apresentação seria realizada com o safety car na pista. Ao todo, foram duas voltas de formação e a largada em movimento, com os pilotos se respeitando e fazendo uma primeira volta limpa.
Mesmo com muita água na pista, as disputas começaram cedo, primeiro na parte de trás do grid, com Dennis Hauger e Jake Hughes na disputa pela décima terceira colocação. Na zona de pontuação, Frederik Vesti atacou Felipe Drugovich, conseguindo ultrapassar o brasileiro, que encontrava muita dificuldade com o acerto do carro da MP Motorsport, além dos problemas com aderência.
Quem também sofreu com a aderência dos pneus foi Liam Lawson, que ainda teve problemas com a asa dianteira, precisando fazer uma parada para a troca do bico, com isso, a Carlin aproveitou para colocar novos pneus, mantendo o composto de chuva.
Théo Pourchaire foi um dos destaques da corrida, desde a largada, o francês demonstrou um ótimo ritmo, conseguindo boas ultrapassagens, terminando a prova em quarto. Apesar dos problemas, Drugovich terminou apenas uma posição atrás do rival pelo título. Conforme a pista começou a secar, o brasileiro melhorou seu ritmo.
Os problemas com limites de pista também apareceram durante a prova, com Frederik Vesti sendo alertado pela direção de prova. Jüri Vips foi punido em cinco segundos, o estoniano perdeu desempenho durante a prova, sendo ultrapassado constantemente e terminando a prova fora da zona de pontuação.
Outro piloto a sofrer com a perca de desempenho foi Jehan Daruvala, largando da pole, o piloto da Prema conseguiu segurar a primeira posição durante algumas voltas, mas após ser ultrapassado por Enzo Fittipaldi - que fez uma bela manobra para assumir a ponta -, o indiano foi caindo no grid, terminando a prova em oitavo.
Apesar da inteligência para assumir o primeiro lugar, Fittipaldi não teve carro para segurar o ritmo avassalador de Jack Doohan e Ayumu Iwasa, que terminaram em primeiro e segundo, respectivamente. Durante as duas últimas voltas, os estreantes na categoria protagonizaram uma bela disputa pela liderança da prova, com Doohan conseguindo se manter em primeiro.
A melhor volta ficou com Iwasa, que virou em 1.58.954. Essa foi a segunda vez que Iwasa e Fittipaldi subiram ao pódio e a primeira vez que Jack Doohan venceu na temporada. O único abandono na prova ficou por conta de Marino Sato, que perdeu potência e foi para os boxes na volta 12.
Ralph Boschung ficou de fora da corrida, abandonando a etapa de Silverstone devido a sua lesão no pescoço. A largada da Feature Race está prevista para 6h05, no horário de Brasília, com transmissão do Bandsports e F1TV.
Classificação final da prova: 1- Jack Doohan, 2- Ayumu Iwasa, 3- Enzo Fittipaldi, 4- Théo Pourchaire, 5- Felipe Drugovich, 6- Frederik Vesti, 7- Logan Sargeant, 8- Jehan Daruvala, 9- Marcus Armstrong, 10- Richard Verschoor, 11- Jake Hughes, 12- Jüri Vips, 13- Clément Novalak, 14- Roy Nissany, 15- Dennis Hauger, 16- David Beckmann, 17- Calan Williams, 18- Olli Caldwell, 19- Cem Bölükbasi, 20- Liam Lawson, 21- Marino Sato (DNF).
Commentaires